Breve Histórico

Introdução

Iniciado no primeiro semestre de 2008 por iniciativa do prof. Cláudio D. Shikida e do aluno Pedro Henrique Sant’Anna, o NEPOM é composto de um professor-diretor e vários alunos de graduação do curso de Ciências Econômicas. O objetivo inicial era a investigação sobre as possibilidades e limites da política monetária e do Sistema de Metas de Inflação na economia brasileira. Para alcançar este objetivo foi desenvolvida uma metodologia própria de acompanhamento da conjuntura econômica aliado a análises econométricas para fins de previsão.

O principal produto do NEPOM é a análise das possíveis decisões do Comitê de Política Monetária (Copom) previamente às reuniões do mesmo, motivo pelo qual foi inicialmente conhecido como “pré-Copom”. A tentativa de prever as ações do Copom tem como sub-produtos a previsão de algumas séries econômicas utilizadas na construção de nossos cenários.

Nossa previsão sobre as ações de política monetária é feita em reunião aberta ao público, sempre por volta de uma semana antes da reunião do Copom. Cabe observar que não há reunião aberta do NEPOM fora do período letivo.

Composições Anteriores

2008/04
Felipe Gontijo, Lucas Dolabella, Lucas Drumond, Lucas Filgueiras, Pedro H. Sant’Anna
2008/05
Christiane Dolabella, Felipe Gontijo, Lucas Dolabella, Lucas Drumond, Lucas Filgueiras, Pedro H. Sant’Anna
2008/09
Christiane Dolabella, Éverton Coelho, Janaína Faria, Luiz André B. Miranda, Pedro H. Sant’Anna, Renato Byrro
2008/10
Christiane Dolabella, Éverton Coelho, Luiz André B. Miranda, Pedro H. Sant’Anna, Rafael Byrro, Renato M. Byrro
2009/03
Christiane Dolabella, Felipe Guimarães, Flávio Lobato, Lucas Della Sávia, Luiz André B. Miranda, Natália França, Pedro Alvim, Pedro H. Sant’Anna,  Renato M. Byrro

2 respostas em “Breve Histórico

  1. Pingback: Nepom « Microeconomia, Econometria e muito mais

  2. Pingback: A capital mineira do Nepom: Nepomuceno (Almanaque Abril do Dia) | De Gustibus Non Est Disputandum

Os comentários estão desativados.