Livros de Econometria: pergunta de um leitor

O leitor do blog no Twitter, @AlisonSete98 pergunta se temos alguma indicação de livro de Econometria mais prático do que apenas teórico. Reproduzindo:

vc tem algum livro pra recomendar no estilo de Guide to Econometrics? Um livro destinado para aplicações mesmo ao invés de teoria?

Bem, acho que há algumas opções no mercado. Existe o Gujarati, em português (Gujarati & Porter) e existe um outro, um pouco mais aplicado, do próprio Gujarati, chamado Econometrics by Example, que talvez seja mais parecido com o que você quer.

Eu gosto muito do livro do Stock & Watson, mas a terceira edição, que não está traduzida. Acho o melhor livro para entender as aplicações econométricas. Também gosto do livro do falecido Peter Kennedy, que existe em português (em inglês é A guide to econometrics). Acho que foi ele que você citou.

O livro do Kleiber & Zeileis para R também é bom, mas exige que você saiba – ou queira aprender – R (Applied Econometrics with R). Finalmente, existe a apostila para gretl do Lee Adkins que é legal, mas, novamente, a ênfase é em ensinar o programa econométrico, não a econometria aplicada.

Caso eu lembre de outro, eu volto aqui.

 

Deixe uma resposta

