Raiz unitária? Cointegração? Jurava que isso era apenas pesquisa “acadêmica” ou “Claro que se você não almeja um emprego bom, você não vai mesmo usar nada do que estudou”

blognepom1

Eis um belo relatório do FMI sobre o Brasil. As primeiras vinte e três páginas jogam por terra a lenda de que testes de raiz unitária e cointegração são apenas assuntos exclusivos de econometristas acadêmicos (a lei do preço único).

Isto sem falar da econometria com dados em painel e os modelos de calibração (na seção sobre o salário mínimo), os vetores autoregressivos (VAR) (seção sobre o multiplicador fiscal, aliás, citada aqui), a boa e, claro, a velha regressão múltipla (seção sobre o mercado cambial e em outras das seções citadas).

blognepom2

Pois é, gente boa. Não tem para onde fugir: relatórios de consultores de boa qualidade não são os que você achou que iria ler. Foi mal, galera. ^_^

blognepom3

Aliás, só para não dizer que não avisei mais de uma vez, o Vitor Wilher e sua turma têm demonstrado repetidas vezes que é possível melhorar a qualidade das análises econômicas que fazemos. Veja só este exemplo e, sim, explore o resto do blog dele.

Uma resposta em “Raiz unitária? Cointegração? Jurava que isso era apenas pesquisa “acadêmica” ou “Claro que se você não almeja um emprego bom, você não vai mesmo usar nada do que estudou”

  1. Pingback: Alguns pequenos textos no outro blog | De Gustibus Non Est Disputandum

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s