Radicalismos e um trade-off

Neste interessante livro encontrei algumas idéias interessantes que um aluno de Microeconomia (a melhor disciplina do mundo, mas eu a lecionei por quase 20 anos com altíssimos custos pessoais…agora não mais (por enquanto)).

Em questão, trata-se do caso de como aprisionar terroristas: em um único local ou espalhados? Os autores mostram que existe um trade-off interessante. Digamos que sejam todos confinados, primeiramente, a uma única prisão. Neste caso, afirmam os autores, temos que lidar com o fato de que, como muitas prisões são feitas de forma errônea, junta-se, no mesmo local, terroristas e outros que talvez ainda não sejam assim tão terroristas ou convictos da ideologia. Assim, o perigo é contaminá-los: mesmo que o advogado consiga tirar o sujeito após algum tempo, ele poderá ter se transformado em um perigoso terrorista.

A opção, então, seria espalhar os terroristas por prisões separadas. Neste caso, dizem os autores, o problema é que se o governo quiser negociar um acordo com o grupo, terá mais dificuldade (Coase diria: os custos de transação politicos são maiores quando o grupo é disperso).

Aliás, os autores iniciam a discussão citando Warren Buffett, fazendo o paralelo entre espalhar terroristas capturados entre várias prisões com os investimentos em vários ativos em contraposição ao que seria a estratégia do famoso milionário (salvo engano…ou não li direito?).

Honestamente? Achei o argumento do custo de colocar terroristas em prisões distintas menos convincente do que o custo de se colocá-los todos juntos. Em outras palavras, você pode espalhar os terroristas e, obviamente, tentar identificar os líderes (isto se já não sabe disto antes). Assim, ao abrir eventuais negociações, você já sabe onde encontrá-lo.

Sim, o livro é interessante, mas não é de Economia não, ok? Serve para conhecer mais sobre os radicais russos e como ocorreu o processo de radicalização do movimento estudantil na era final dos czares.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s