Processo seletivo: um estudo de caso

Uma das habilidades requeridas de membros do Nepom é a rapidez em responder demandas, sua capacidade de conexão em várias plataformas e, claro, seu raciocínio lógico (para lidar com teorias e aprender rapidamente novos itens, mesmo que não tenham sido vistos no curso ainda).

Por isso é que não é para muitos. Prova disto é a baixa resposta lá nas tarefas seletivas expostas no FB do grupo. Mesmo a possibilidade de ser avaliado parece afastar alguns menos corajosos. Bem, isso é ruim mas é a vida.

Estive em João Pessoa nos últimos dias e vi uma super-iniciativa (digo, fiquei sabendo porque não visitei fisicamente o local exato, mas estive perto) de finanças com os alunos da UFPB. Muita gente tem uma visão pré-concebida de que alunos de Economia de universidade pública não querem aprender Finanças ou não curtem o funcionamento dos mercados.

Eles podem até sofrer inoculação de preconceitos por parte dos Mengeles que existem por aí, mas entram na faculdade pensando de forma não muito diferente de seus colegas da iniciativa privada. Depois, claro, aqueles que são submetidos a mais restrições e são, realmente, educados (e não mimados) alcançam maior autonomia de vôo. Claro, se o aluno tem uma base boa do colégio, já começa voando mais alto mas o ponto que chamo a atenção é o de que o que importa é o ganho marginal na autonomia de vôo.

Já disse isso aqui e em outros lugares: prefiro um aluno fraco que se sacrifica e melhora muito do que um aluno forte que se entrega à preguiça e não avança porque já se acha muito bem colocado na vida. Este é um ponto que não deveria ser desprezado. Afinal, é questão de polir o que já se tem por sacrifício dos pais e pelo DNA.

De qualquer forma, atividades estão sempre sendo colocadas lá no FB do Nepom até minha volta para a cidade (caso o avião não caia, o processo seletivo começa a sua fase dois semana que vem).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s