Oferta e Demanda para alunos que mal começaram: leite, manteiga e bolos de Natal no Japão

Simples assim. Em resumo (se é que é possível resumir mais ainda): o calor afetou a produção de leite e manteiga no Japão, aumetando-os. Por que?

Além disso, o Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão também atribuiu a falta de leite no mercado à diminuição do rendimento das vacas leiteiras por causa do calor intenso deste ano. Sem leite, a produção de manteiga também diminuiu e isso acarretou um aumento nos preços.

Fácil, né? Aí você me pergunta: o que fazer? Ora, numa economia – realmente – aberta, basta importar. Mas, claro, nem sempre isso adianta porque a demanda é sazonal.

O governo japonês tentou contornar a situação e evitar o aumento excessivo dos preços importando manteiga de outros países. Porém, esta medida não tem sido suficiente, principalmente nesta época do ano em que a produção de bolos de natal (saiba mais sobre os bolos de natal do Japão, na Hashitag), crescem consideravelmente.

Notaram? Mesmo que a curva de oferta se desloque para a direita e para baixo, o problema é que a demanda, nesta época do ano, vai para a direita e para cima. Logo, qual será o impacto sobre o preço e a quantidade de equilíbrio? Não sabemos (mais sobre o problema aqui).

Um ponto importante é que você, leitor(a) perceba a importância da sazonalidade, que, na verdade, pode causar deslocamentos na curva de demanda mais previsíveis do que aleatórias. Mais ainda, diferentes sazonalidades podem afetar – também diferentemente – ambas as curvas. Aliás, é o que você vê nesta matéria pois o verão é sazonal tal e qual o Natal. Obviamente, a sobreposição dos ciclos sazonais é uma das chaves para se entender o destino do preço e também o da quantidade de equilíbrio.

Gostou? Caso tenha respondido positivamente, então você também gosta de Ciências Econômicas. Faça uma boa escolha no Vestibular. ^_^

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s