Relação entre Produtividade e Salários

Assim como os outros bens e serviços, a relação entre a quantidade dos trabalhadores e os salários pagos segue a lei de oferta e demanda, no entanto outro fator importantíssimo determina o valor dos salários: a produtividade. A determinação do salário é dada pelo valor da produtividade marginal do trabalho, ou seja, o aumento da produção decorrente do acréscimo de um trabalhador. Sendo assim, um aumento na oferta de mão-de-obra gera uma redução no salário, que faz com que as empresas contratem mais trabalhadores, ou seja, gera um aumento no emprego, e isso afeta também o valor do produto marginal do trabalho visto que a produção adicional de um trabalhador extra é maior. Pelo lado da demanda, um aumento no preço de determinado produto é repassado para os trabalhadores, que ganham salários maiores por conta dos lucros que aumentaram. Nos dois casos, a alteração do salário de equilíbrio faz com que o valor do produto marginal do trabalho também se altere, sempre havendo uma igualdade entre eles, visto que uma empresa é maximizadora de lucros.

No Brasil houve um grande aumento da produtividade entre 1950 e 1980, em decorrência do grande volume de investimentos em infraestrutura e indústria e do aumento do número de trabalhadores. Um dos principais motivos pelos quais a produtividade do trabalhador brasileiro começou a declinar foi a falta de investimentos em educação e qualificação da mão de obra.

O salário real, que é o salário corrigido pela inflação, é um dos mais importantes preços da economia, o qual define a distribuição de renda e o nível de emprego. A análise de demanda de mão de obra mostra que o salário é igual à produtividade, em que trabalhadores mais produtivos ganham salários maiores, enquanto os menos produtivos não são bem pagos. Logo, há uma correlação positiva entre essas duas variáveis. A parte da variação do salário real que não é explicada por variações na produtividade é explicada por outras variáveis como, por exemplo, a taxa de câmbio real e o nível de emprego, os quais podem influenciar significativamente o mercado de trabalho e o comportamento dos preços relativos.

Produtividade

Fonte: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e The Conference Board – Total Economy Database

No gráfico, os dados são referentes ao período de 1992 a 2012. Em relação ao coeficiente de determinação, o R2, representa que 79,94% das variações do salário é explicado por variações do salário. Além disso, se a produtividade variar em uma unidade, a renda vai variar em 0,4256, que é representado pelo beta 2.

No Brasil, a produtividade tem crescido de forma consistente na agricultura, já na indústria e no setor de serviços permanece estável. Da mesma forma, os salários médios aumentaram muito mais na agricultura em relação aos demais setores, visto que dependem da produtividade do trabalho. Em relação à indústria e serviços, o aumento real de rendimentos pagos foi baixo, em linha com a estagnação da produtividade. Além disso, os salários que mais aumentaram foram os de trabalhadores não qualificados em decorrência da legislação de aumento do salário mínimo, que cresceu acima da produtividade do trabalhador nos últimos anos. Um aumento da renda média que não foi causado pelo aumento da produtividade ou por outros setores, mas por conta do salário mínimo, gera um aumento de preços, o que tem contribuído para manter a pressão inflacionária.

Portanto, há uma relação positiva entre produtividade e salário, porém outras variáveis também influenciam o aumento na renda média. Tanto os salários quanto a produtividade aumentaram mais na agricultura em relação aos demais setores. Além disso, o aumento da produtividade entre os anos de 1950 e 1980 foi devido ao grande volume de investimentos em infraestrutura e indústria, além do aumento do número de trabalhores.

2 respostas em “Relação entre Produtividade e Salários

  1. Larissa, bom dia.

    Fiquei muito interessado no post:

    Entretanto, não encontro a fonte da pesquisa da autora, acerca da regressão rodada sobre produtividade e salários.

    Você poderia me passar o link?

    Muito obrigado,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s