Observações breves sobre o Nepom

 

20140902_173334-002

Na formação atual do Nepom, por azar do destino, não temos um aluno preparado para a parte econométrica do trabalho. É uma falta séria. Tão séria que a decisão que tomei foi aumentar o número de membros do grupo, provisoriamente, para um nível que não é o ideal. Tive que estudar o trade-off e decidir. Assim, foi preferível reforçar o grupo de forma a manter um grau de homogeneidade maior (e elevado) entre os membros do grupo. Ter massa crítica que não chega ao 4o período (ou chega ao início dele), mas que cresce consistentemente do que ter um ponta-de-lança que sabe Econometria, ainda que com um número menor – e mais adequado – de pessoas.

Ou seja, há custos nesta decisão, mas a apresentação de hoje ficou redonda. Alguns problemas com a atualização do briefing para os espectadores (e para este blog) e alguns escorregões menores, mas fiquei satisfeito com o resultado. Na maior parte do tempo houve pontualidade, empenho em mostrar serviço e cumprimento de ordens. A equipe é promissora. Vejamos como se saem ao longo do período que vem por aí.

O blog, com análises mais direcionadas agora (sempre relacionando, ao menos, duas variáveis), promete. Tá faltando, sim, um pouco mais de uso de ferramentas básicas de Estatística. Nada muito complicado, mas coisas simples como um diagrama de dispersão e uma correlação (com um teste de hipóteses) não fazem mal a ninguém. Muito menos a futuros economistas.

Mas a hora é de relaxar porque hoje foi uma boa apresentação. Fosse hoje sexta-feira, abriria uma cerveja para comemorar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s