IPCA – Serviços

E a inflação de serviços no Brasil? Para você pensar, algumas dicas: esta e esta. Eu dei uma olhada nos dados. O gráfico do IPCA de serviços pode ser feito em qualquer pacote de planilhas ou econométrico. Os dados, claro, vieram do ótimo sistema de séries de tempo do Banco Central do Brasil.

servicos_1

Os dados têm uma sazonalidade marcante e fiz uma dessazonalização algo descuidada. Após isto, chequei se existiam diferenças entre as médias sazonais (apenas no eyeballmetrics).

servicos_2

 

Aparentemente, funcionou. Assim, eu resolvi dar uma olhada na inércia dos dados. De forma exploratória, resolvi ver a autocorrelação dos dados (já dessazonalizados) de duas formas distintas. Primeiro, por meio do gráfico que relaciona a autocorrelação em diferentes defasagens (até a 12a).

servicos_3

 

Percebe-se que há uma correlação sempre marcante (nunca menor que 13%) entre o IPCA dos serviços, mesmo dessazonalizado. Não sei bem o que isto significa. A forte autocorrelação que se aponta no intervalo de 12 em 12 meses (36%) parece apontar para a necessidade de eu repensar a dessazonalização feita. Mas vamos em frente.

servicos_4

É, existe algo aí, né? No acumulado e na parcial.

servicos_5

Nota mental: melhor não dessazonalizar de maneira descuidada. Nota mental número dois: vale a pena estimar um modelo para previsão do IPCA de serviços modelando sua sazonalidade. Nota mental número três: tenho que encontrar alguém que já tenha estudado o IPCA de serviços de maneira séria (econometricamente) para ver o que encontrou (ou encontraram, no caso de vários autores).

Bem, é isso. Nenhum avanço aqui, hoje.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s