Sazonalidade no IPCA

Um amigo me enviou uma questão sobre a sazonalidade do IPCA. Até onde sei – e isto vale para os membros do Nepom – este é um tema importante e o trabalho mais didático que já vi é este texto do Banco Central. O complicador para o analista é que a sazonalidade ocorre em alguns itens do índice, e não em outros. Mais ainda, a sazonalidade pode ser determinista ou estocástica e não necessariamente vem no mesmo tamanho, pacote e em papel de presente para todos os itens do IPCA.

Como sub-produto, encontrei este blog divertido (“Atirei o pau no gráfico”) que tem uns textos divertidos por meio de análises de variados tipos de gráficos. Já falei disto por aqui muitas vezes e vou repetir: sinto falta de gráficos (e análises dos mesmos) por aqui. Os membros do Nepom parecem ter entrado na era do celular e não conseguem mais usar uma planilha ou um programa econométrico que exija um pouco de datilografia, paciência e imaginação. Para incentivá-los, vou lembrar que é muito mais interessante sentar em um bar com um computador, pedir um café (ou um chá), um bolo de cenoura (ou um pão de queijo) e trabalhar. Sugiro fortemente.

Aliás, por falar no IPCA, olha ele aí:

ipca

Gostaram? Talvez você prefira ver de outro jeito. Sem explicar muito, eis uma bela visualização.

ipca22

 

Pois é. Dá para falar do IPCA a noite toda mas, ei, não sou o único membro do Nepom! Vamos deixar que o resto do pessoal se faça presente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s