Correlação: o que você (realmente) quer ver? – Momento R do Dia

Digamos que você tem umas cinco mil observações e fez um trabalho para seu professor (o prof. Jonathan adora sufocar alunos com bases de dados deste tipo). Aí você pega duas variáveis e faz a correlação entre elas. Digamos que você ainda é inocente e jovem e só sabe usar uma planilha como a da Microsoft. Então, você obtém um gráfico de dispersão como o que se segue.

Fullscreen capture 6302014 40607 PM

Ok, deu para ver que existe uma relação negativa entre as variáveis. Mas será que não estamos sendo enganados por nosso amadorismo em Estatística? Digamos que existam cem pares que correspondam aos valores (0.3, 4.2). O gráfico acima não será capaz de nos mostrar esta forte incidência do dito par. Agora, que tal este outro gráfico, obtido por meio do programa gratuito R (especificamente, por meio de um de seus pacotes, o hexbin).

Fullscreen capture 6302014 40853 PM

A história ficou um pouco diferente, não? Repare que, na legenda vertical à direita, temos a contagem correspondente às cores dos pequenos hexágonos no gráfico. Em outras palavras, há pares ordenados que se repetem 37 vezes! Claro, conforme o tamanho do hexágono, podemos agrupar um ou pares ordenados (isto pode ser alterado nas configurações do gráfico, claro).

Repare que agora podemos visualizar duas nuvens de pontos mais frequentes ao longo da linha de regressão linear. Uma mais em cima (na direção noroeste) e outro mais embaixo (na direção sudeste). Por que isto acontece? Não sei. Mas uma coisa é certa: você não conseguiria descobrir este padrão usando o gráfico simples lá da planilha.

É verdade que uma correlação não é muita coisa, mas mesmo ela nos ensina algo. Tudo depende de se você está bem equipado para enxergar os dados.

20140628_093931-1

Murdoch recebe uma mãozinha do Senhor Fantástico e passa a usar o R.

3 respostas em “Correlação: o que você (realmente) quer ver? – Momento R do Dia

  1. Pingback: Momento R do Dia | De Gustibus Non Est Disputandum

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s