A Abenomics tem funcionado?

abenomics_junho5É difícil dizer, observando apenas o gráfico (sim, feito por mim). Por que? Porque junto com a política implementada desde o final de 2012, há a recuperação econômica que se segue ao desastre de 2011. É verdade que há um ponto importante no gráfico: ele segue uma tendência de alta. Entretanto, a crise de 2008 e o desastre de 2011 foram choques suficientemente fortes para desviar o PIB da sua trajetória.

Um exercício muito fácil de se fazer é estimar uma tendência linear na série até o último trimestre de 2007. A partir daí, você pode projetar esta tendência e observar o quão distante dela estão os dados atuais. Não é preciso muito esforço para notar que a recuperação segue de forma bem mais lenta do que, digamos, os políticos japoneses gostariam. (veja o UPDATE abaixo)

Bem, o exercício vai parar por aqui. Caso você queira continuar, dê uma olhada em “Abenomics” no meu blog.

UPDATE (20:57) – Eu tentei fazer de um jeito, mas terminou que fiz algo parecido com o queria fazer, com um pouco mais de tempero. Veja a figura a seguir.

abenomics_junho6

Como você pode notar, eu criei uma variável dummy, no R, para o tsunami de 2011 (ocorreu no primeiro trimestre daquele ano). Assim, eu consegui gerar duas tendências lineares: uma para o período anterior ao evento e outra dali para frente. Obviamente, poderíamos discutir a qualidade do ajuste, mas uma visualização superficial parece mostrar um crescimento bem mais acelerado no período mais recente, ao contrário do que eu disse acima.

Contudo, ainda continuamos com a dúvida sobre se o que impulsiona a economia é a recuperação natural pela qual uma economia passa após um evento como este ou se é a Abenomics. Caso você não tenha pesquisado, esta minha pergunta tem uma motivação baseada em um artigo que li e citei aqui).

Deixe uma resposta

