Qual a diferença entre uma queda de 50% no seu salário e uma queda de 50 pontos percentuais? Toda!!!

mandoubemestadao

Viva o Estadão! Jornalista acertou a conta!

Estou cansado de ver gente escrever que o índice estava em 213 no mês passado, passou para 200 neste mês e, portanto, teria ocorrido uma queda de 13%. Errado até não poder mais. O que temos aí é uma queda de [(200 – 213)/213] * 100% que é a mesma coisa de uma queda de 13 pontos percentuais. Isto é muito irritante e já vi jornalista escrever, em jornais locais (mineiros) cada asneira que dá dó. Por isso eu prefiro ler jornais nos quais eu possa ter o mínimo de confiança nos dados apresentados.

…Mas errou no eixo do gráfico!

Assim, quando eu vi a manchete acima, pensei: vamos ver se vale a pena renovar minha assinatura do jornal. Faça você mesmo a conta:  [(109.48 – 145.97)/145.97]*100% = -24.99%. Já estava todo feliz quando percebi o eixo horizontal do gráfico. Repare que há um erro. O mês de janeiro deste ano aparece como “Jan/2013”. Assim, provavelmente, o jornalista (ou a Fecomercio/SP?) errou no eixo horizontal. Onde se lê “Mai/2012”, o correto, creio, é ler “Mai/2013”. Não faz diferença? Faz toda a diferença. Afinal, a queda seria muito menor, pois os 25% dar-se-iam em dois anos, ao invés de um.

Erro tipo I e tipo II – versão Claudio Shikida

Dado que existem dois possíveis tipos de erros, qual deles eu acho menos pior? Honestamente, erro é erro. Mas vou criar minha tipologia bem-humorada de erros. Na minha nova definição – ainda não vaiada pelos estatísticos – o erro tipo I é quando o sujeito confunde 20% de aumento no salário dele com aumento de 20 pontos percentuais. Já o erro tipo II é quando ele se confunde e diz que isto aconteceu em dois anos ao invés de um.

Para mim, ele perceberá rapidamente o erro no calendário, sem maiores consequências (exceto se estiver fazendo o imposto de renda, creio). Logo, o erro tipo II é menos grave. Mas o erro tipo I, este sim, vai doer no bolso dele. Então, eu odeio ambos os erros, mas chamaria a atenção do sujeito com mais seriedade para o erro tipo I e, não, não vou polemizar sobre isto porque não estou criando nenhum conceito. Gente, isto é só a internet, não um debate sobre erros tipo I, II ou III (sim, ele existe).

Mas uma coisa eu digo: minha felicidade com o gráfico só não foi completa por conta do eixo horizontal do gráfico…

Deixe uma resposta

