O IBC-BR do mês de março

O IBC-BR é o índice de atividade econômica medido pelo Banco Central. Ele é uma aproximação do PIB, uma vêz que o resultado do PIB é trimestral e este é um indicador mensal. Ele inclui três setores da economia: agricultura, serviços e indústria.

O índice no mês de março apresentou recuo de 0,11% em relação a fevereiro. Essa queda foi influenciada pelo mal desempenho da indústria (-0,5%); pela redução das vendas no varejo (-0,5%)  causada dentre outros fatores pelo aumento de inflação; pelo aumento da taxa de juros Selic, que funcionou como um freio tanto para o consumo como para o investimento; e pela queda da confiança de agentes econômicos como os empresários do setor de serviços e da indústria.

Na análise trimestral o índice registrou alta de 0,29% em relação ao último trimestre do ano passado, que diga-se de passagem foi um período onde a economia apresentou piora de 0,5%.

Enfim, a expectativa de crescimento para este ano não é boa. Segundo a última pesquisa Focus o crescimento esperado é de  1,63%, menor que os 2,3% apresentados ano passado.

Abaixo segue um gráfico com dados do IBC-BR.

Imagem

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s