A perda da aprovação de Dilma traz mais investimentos ao país

Uma nova pesquisa mostrou no fim do mês passado que a popularidade do governo Dilma caiu para 36%, ante 43% que foi divulgado no mês de dezembro. Esta é uma queda expressiva desde que começaram as reinvindicações populares sobre o governo vigente. Porém, índices que mostram a queda da preferência da presidente atual estão tendo grande relação com valorizações das ações brasileiras, além de apreciações repentinas do real.

No dia 18 de março deste ano rumores de que a presidente Dilma poderia não vencer as eleições fizeram com que as ações da Petróbras, empresa que perdeu metade do seu valor desde o início do governo atual, tivessem uma valorização de 3%.Após a divulgação da nova pesquisa , no dia 27 de março, que revelou queda acentuada na aprovação do governo PT, a Petrobrás subiu mais 8% .

Além da Petrobrás, outras empresas impulsionaram a alta da Ibovespa em 7,05% no mês de março. Ao saírem os resultados da pesquisa eleitoral Ibope, as ações das empresas estatais lideraram ganhos. A Eletrobras ON disparou com alta de 9,84% seguida pela Petrobrás citada anteriormente e pelo Banco do Brasil ON , que valorizou em 7,18%.

Além da valorização das ações brasileiras, o câmbio também valorizou com a saída da pesquisa sobre a aprovação da Dilma. Um dia antes da divulgação do resultado da pesquisa, a taxa de câmbio se encontrava em 2,31 e no dia seguinte o real teve uma apreciação significante e a taxa de câmbio foi para 2,28. Hoje, dia 8 de abril, o real se apreciou ainda mais e o câmbio fechou o dia em 2,18. Claro que existem outros fatores externos que tambem contribuem para esta depreciação do dólar, como por exemplo o aumento das taxas de juros brasileiras nos últimos meses, porém é só surgir rumores da queda do governo Dilma que investimentos estrangeiros aumentam significativamente rumo ao Brasil.

Nem mesmo o recente rebaixamento da nota de crédito pela Standard & Poor’s, foi suficiente para aumentar a desconfiança externa e reduzir os investimentos e a entrada de dólares no Brasil.

São vários os motivos pela aversão estrangeira ao governo atual. Os principais deles são a descrença na capacidade do governo em cumprir com as metas fiscais, o mal uso político das empresas estatais e também o baixo investimento do governo em incentivos para atrair investimentos estrangeiros, além de assegurar pouco as metas de inflação. Inclusive neste ano a expectativa é que a infação no país seja bastante superior á meta.

Com todo esse cenário de um governo que não garante muita estabilidade, inflação baixa e crescimento alto, quanto mais brasileiros desaprovam a presidem cia atual, mais os investidores festejam e trazem investimentos ao Brasil. Agora resta esperar para ver se após a Copa do Mundo, com as eleições, os investidores festejarão novas oportunidades de investimentos no Brasil ou se eles se tornarão descrentes em relação ao futuro do país.

 

 

IBOPE

 

Uma resposta em “A perda da aprovação de Dilma traz mais investimentos ao país

  1. Isto nos mostra quanto o nosso país é promissor e quanto o nosso governo é descompromissado e ridículo´é a sua gestão. Espero que nós Brasileiros, saibamos votar na próxima eleição. Vamos ter mais consciência política, votar melhor e reclamar menos. Só assim podemos dar nossa contribuição para mudar este país. Parabéns Maria pelo seu comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s