As variações mensais…as variações mensais…

pim_variacao ipca_mensal

Os gráficos nos contam uma história. Talvez ela comece assim:

“- Tens algo a dizer sobre isto, professor?” Perguntou a pobre garotinha inocente, perdida na floresta das árvores mantegométricas.

“- Não, minha cara. Só me assusta a cegueira dos que deixaram a floresta ficar assim, desolada”.

Eu sei, o IPCA bateu em 0.92% ao mês. Não é algo bonito de se ver. O Banco Central custou a fazer o dever de casa – mesmo sabendo as respostas das questões da prova… – e agora a população paga o pato de uma política que, sim, convenhamos, ela escolheu e abraçou. Ninguém pode se dizer enganado pelo governo. A inocência – se alguma há – é só a da garotinha hipotética. Os demais, façam sua penitência.

Não sei se a história tem final feliz porque, sabe como é, ela não está escrita ainda. Ela está em andamento e depende de suas escolhas nas eleições. Sim, parcialmente, você tem culpa neste resultado. Não culpe os tomates. Eles apenas dão sabor às saladas. Tomates não matam pessoas. Pessoas matam pessoas: basta fazer uma política econômica que dê as costas para os livros-texto. Eu bem me lembro dos anos 80, sei como é. Mas eu aprendi a lição. Lamentavelmente, não sou eu quem comanda a política econômica. Pensando bem, melhor assim.

Deixe uma resposta

