A elasticidade-preço da demanda de energia elétrica

Ótima entrevista do prof. Pastore na Conjuntura Econômica. Assinantes podem ler a matéria mas eu destaco um pequeno trecho importante para nós.

Veja: você desonerou as empresas de energia elétrica. Está gerando um custo para a sociedade do tamanho do mundo. Estamos correndo um risco. O plano era desonerar para a indústria, mas incluiu-se o consumidor pensando em baixar a inflação. O que aconteceu? O consumo aumentou. Aí vem ministro de Estado e argumenta que não foi isso, que o consumo subiu porque pessoas compraram mais ar-condicionado, mais isso, mais aquilo. Alguém deveria ter calculado a elasticidade de preço da demanda de energia elétrica. Ninguém o fez, pois nesse governo elasticidade de preço é algo que não existe. Isso é coisa de neoliberal. Bom, fizeram isso, aumentaram a demanda de energia. Agora temos um clima seco pela frente, não chove, maximiza-se o risco que vem da energia elétrica. E agora é preciso repassar isso para o preço.

Pois é. Elasticidade-preço da demanda é vista pelos assessores da presidenta argentina como coisa de neoliberal. O exército de bocós que acham que a Ciência Econômica é “neoliberal” e não ciência, que confundem batuque de pandeiro com física quântica acham que tudo é relativo. Bem, nem tudo é relativo (inclusive a frase “tudo é relativo” não pode ser relativa, não é?). Aqui no Brasil, como sabemos, há gente que prega o obscurantismo e não quer nem passar perto de uma elasticidade…

Goste-se ou não, a elasticidade-preço da demanda de energia elétrica é uma variável muito importante que não deve ser ignorada. Em uma video-aula anterior eu falei disto e cheguei até a comentar com a Maria (Nepom) sobre o tema. São uns 5 ou 6 minutos. Assista.

Pois é, tapar o sol com a peneira não resolve o problema, não é?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s