A importância de se (in)formar e apre(e)nder bem conteúdos!

Não vou comentar a falta de cuidado de nossos institutos de pesquisa que parecem querer ser o mais obscuros possível quando o assunto é explicar o que fazem.

Mas quero parabenizar o Gallup, que busca esclarecer o que faz. Por exemplo, reparem no final deste informe deles. Enquanto muita gente por aqui faz questão de não explicar a pesquisa, eles procuram deixar claro em que seu indicador difere daquele do governo. Qualquer jornalista (ou estudante de economia, ou outro bípede qualquer) que saiba ler, escrever e tenha decorado o Código de Trânsito consegue entender. Não precisa ser o melhor aluno da turma.

A lição desta pequena história é simples: um bom produto é sempre um bom produto. Traduzindo: não adianta vender um produto como uma estatística se você não consegue explicar para o cliente do que trata a dita cuja. Você pode enganar alguns bestas em um país no qual a média de leitura não passa de dois livros por ano. Mas, honestamente, você quer é competir com o Gallup, não com estes castelinhos de areia nacionais, né?

Não sei quanto a vocês, mas o treino para se explicar bem começa em casa. Um bom texto, uma boa apresentação no Nepom, uma boa prévia, o capricho, a organização, tudo conspira para você ter sucesso no Nepom e, claro, na vida. O processo de aprendizado é este mesmo. Alguém, no caso, o professor, tem que dar umas diretrizes e o trabalho é todo seu (o prazer também é todo seu, mas eu confesso que gosto também deste processo todo).

Pois esta é minha dica de hoje: em provas, trabalhos, relatórios, apresentações, não busque se fazer de bobo, não minta, não tente enganar a platéia. Seja honesto e saiba muito bem o que você sabe. Claro, se alguém sabe mais do que você e você não se preparou tanto, você ficará pior no ranking. Mas a vida não é assim? Pois é. Tudo começou com o Gallup

– Maria, você entendeu o que ele disse? – Não, Zezé. Nadinha mesmo…ele não deve ser do Nepom, né?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s