IPCA goes to …. Arthur

Dias antecedentes a apresentação do Nepom, membros e coordenador reuniram para realizar um ensaio do evento que acorrerá dias posteriores. No dia 21 de fevereiro, quando ocorreu a prévia como é conhecido o encontro foi também a data do meu aniversário, e durante a apresentação da área de Inflação (o qual me pertence), levantei uma dúvida sobre a sazonalidade do nível geral de preços. Minha desconfiança era se no mês de Janeiro excepcionalmente em 2014 o IPCA e os decompositores do mesmo apresentavam comportamentos diferentes, dado declínio dos estimadores. A sugestão do Shikida foi: “a resposta estão nos dados.” Recém- aluno de Econometria 2 não saberia trabalhar com um problema como este, no entanto com auxílio do professor de Econometria 2 e coordenador do grupo fui presenteado com a resposta o qual queria.

A forma o qual o professor utilizou para dessazonalizar a série pode ser visto nesse post aqui mesmo no blog do Nepom, segue link abaixo: https://nepom.wordpress.com/2014/02/21/o-ipca-do-arthur-presente-de-aniversario/

No final do trabalho ainda tive um trabalho extra para obter a resposta almejada. Meu objetivo final era realizar um teste de médias com a finalidade de saber se existe o efeito sazonal no nível de preços no mês de Janeiro. Limitações de uso de softwares, cálculos e estatística para um membro do nepom deve ser algo trivial. Não tenho um computador potencial e tive dificuldades em instalar o Phstat, ferramenta adicional do Office que permite realizar testes estatísticos. Portanto, sabia que não seria um problema, apenas ajudaria no processo de eficiência do teste. Contudo, sabemos que Estatística 2 é uma disciplina referência para alunos de Economia no Ibmec e o conteúdo ministrado permite base para realizar tal teste.

Sendo assim, utilizando os artifícios da disciplina e realizei o teste no Excel. Abaixo segue o resultado final:

Sem título

Como podemos ver não rejeita-se a hipótese nula de que as médias do IPCA cheio seja igual ao IPCA limpinho (dessazonalizado), por isso podemos afirmar ao nível de significância de 5% de que não existe sazonalidade no comportamento do nível de preços no mês de Janeiro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s