Carnaval? Não sei. Mas a inflação é, sim, um fenômeno monetário no longo prazo!

Não consegui encontrar, em breve pesquisa, nada acadêmico sobre o Carnaval no Brasil. Existe algum impacto econômico? Não existe? É negativo? Positivo? Não sei.

Mas encontrei algo interessante, lá na página do professor Fernando Holanda Barbosa acerca da inflação brasileira no pós-Guerra (1947-1980, para ser exato). Você pode ler o texto, em inglês, aqui. Aliás, eu indico qualquer coisa que ele escreva porque sempre foi muito didático (o que não quer dizer que você, menos estudioso, ou mais no início do curso, vai entender tudo rapidinho). A página dele é esta.

Agora, vamos para a melhor frase do texto, que está na conclusão:

The allegation of a substantial contribution of the oil shock to the acceleration in the inflation rate observed after 1973 is not warranted. This finding contradicts the hypothesis that attributes an important role to the behavior of the OPEC cartel in explaining that event.

The most important result, based on the empirical evidence presented here, is that in the long run inflation is a monetary phenomenon. It follows that the most challenging task for Brazilian society in the near future is to shape a monetary-fiscal constitution that precludes financing much of the budget deficit through the inflation tax.

Eu vou dizer a vocês, nada me deixa mais feliz do que ver evidências empíricas mostrando que uma boa teoria realmente é uma boa teoria. Refiro-me, claro, ao Milton Friedman. Eu sei que poderíamos fazer um longo debate aqui sobre choques reais e choques monetários e tudo o mais. Mas é, no final do último dia de uma semana pesada, reconfortante ler esta frase.

Ok, você não gostou. Achou que carreguei no wishful thinking. Ora, basta me mostrar evidências empíricas de boa qualidade para outras hipóteses. Como eu falei, quem sabe a gente não volta ao tema depois? Estou para te dizer que um amigo super-produtivo meu, o Erik, junto com o Ari me ajudaram a pensar neste problema faz algum tempo como você pode facilmente descobrir aqui.

Deixe uma resposta

