A liberdade econômica, a boa vontade na Terra, a imprensa acuada e o R…R?

Minha monitora, Isadora, é uma pessoa extremamente eficaz. Com a ajuda dela, pude importar dados de diferentes bases e agregá-los para uma única (ou seriam várias?) visualização gráfica.

Temos, então, o índice de liberdade econômica e seus sub-índices (quanto maior, mais livre, nos sub-índices e no índice), o índice de liberdade de imprensa (quanto menor, mais livre, lembre-se) e o índice de caridade e seus sub-índices (quanto maior, maior a caridade ou o voluntarismo no índice e nos sub-índices).

gapminder

Isadora tabulou parte da base de dados com presteza. O professor, que vive falando de R usou-o para gerar este gráfico. Bonito, né?

O resultado? Graças à Isadora, ele está aqui (por limitações do WordPress.com). Tem poucos anos? Sim. Eu pedi a ela um trabalho mais simples (do ponto-de-vista da tarefa repetitiva) porque queria ter um gráfico para visualizar com muitos países e, neste primeiro momento, poucas variáveis.

Eu não vou entrar em detalhes desta vez porque o gráfico é bem explicativo. Só lembro que o Overall Average é, na verdade, o índice de liberdade econômica na sua última edição. O índice de filantropia é o World Giving Index. O Media Freedom é o de imprensa e, bem, os outros são sub-índices. Para detalhes sobre algumas destas bases, veja meu blog.

Sim, usei o R. O trabalho todo, braçal, diz respeito a saber o que tabular e fazê-lo. O R apenas faz o que lhe peço para fazer. Neste caso, fizemos uso de uma de sua libraries (eu prefiro chamar de “pacotes”). Não, esta dica eu não vou dar. Fica como recompensa para os que se esforçarem mais e não adianta perguntar para a Isadora. ^_^

p.s. Desde que meu ex-monitor, o Lucas (ex-Nepom também), mostrou-me o RStudio, eu o uso sem arrependimentos. Fica aí a outra dica para você.

2 respostas em “A liberdade econômica, a boa vontade na Terra, a imprensa acuada e o R…R?

  1. Pingback: Quer ver algo bacana? | De Gustibus Non Est Disputandum

  2. Pingback: Momento R do Dia | De Gustibus Non Est Disputandum

Deixe uma resposta

