Você pensa em se aposentar?

Caso sua resposta seja positiva, provavelmente você não tem mais idade para participar do Nepom (mas eu aceito seus elogios ao trabalho dos meus estudantes). Aliás, estudante soa mais adequado do que aluno, para mim, neste grupo.

Talvez você queira se aposentar porque pretende ter uma vida mais calma, com um nível de consumo similar ao que tinha até agora. Ou talvez você tenha sido obrigado a fazê-lo por força de lei. Não faço idéia. A única coisa que sei sobre aposentadoria eu disse ano passado, numa vídeo-aula pequena. Você descobrirá que não consigo falar mais do que cinco minutos sobre o tema.

Cruel? É a vida, meu caro. É a vida (ou o fim dela, de certa forma). Mas sou tão ruim neste tema, que preciso fazer um desenho para que eu mesmo entenda a aposentadoria. Ainda bem que já fizeram isto para mim. Olha o desenho aí.

Obviamente, pode ser que você queira saber mais sobre estes temas. Eu adianto a você que os alunos do Nepom, em sua apresentação (lembra que eu disse que estava próxima?) terão que falar de consumo, juros e PIB. É, você acertou. As coisas se relacionam e sua aposentadoria tem a ver com estas variáveis. Será que os membros do Nepom conseguirão destrinchar este aparente mistério para você? Terão sucesso ao expor os dados usando Teoria Econômica? Conseguirão mostrar um raciocínio organizado e claro? Ficarão com vergonha ao ver o colega na platéia? Passarão mal faltando cinco minutos para iniciar? Sei lá. Mas eu sei que quem aparecer por lá, certamente terá uma hora de muito conhecimento.

p.s. Alguém já disse – acho que numa resposta de prova – que era muito mais importante formular as perguntas certas do que dar as respostas. Eu já acho que é uma questão de equilíbrio: devemos ter as respostas e as perguntas na quantidade que maximizem o bem-estar de toda a sociedade. Sou antiquado, eu sei. Não acredito em pajelança. Perdoem-me os místicos, mas ciência é essencial.

 

Deixe uma resposta

