Expectativas

As aulas de História do Pensamento Econômico têm contribuído para desfazer alguns tabus de PRÉ-conceitos da cultura ocidental. Na aula de hoje a discussão foi sobre os Escolásticos, em especial, sobre a Escola de Salamanca na Idade Média (a seguir veja que podemos trazer aspectos relevantes de teóricos de um período “negro” da história mundial ). O Cardeal Gaetano foi um filosofo da universidade espanhola citada acima que contribuiu  para a literatura econômica em geral, como também chamou atenção para uma variável importante para analise macroeconômica, as expectativas. Segundo o  Cardeal “o valor do dinheiro não depende apenas da demanda existente e das condições de oferta, mas também da expectativa atual do estado futuro do mercado”. Expectativas são variáveis relevantes para qualquer componente agregado e corrobora para a evolução sustentável de uma economia, a expectativa inflacionaria, por exemplo, é um fluxo inerente da percepção dos agentes das condições atuais sobre as condições futuras. Variável essa que instituições bancárias, como Bacen, não tem o controle direto, mas detém forte influência na trajetória. Dito tudo isso… Queremos saber. Qual é órgão responsável pela estimação das expectativas de Inflação no Brasil? E o modelo utilizado é o mais eficiente para captar as expectativas dos agentes?

1)    O Banco Central administra o Gerin (Departamento de Relacionamento com Investidores e Estudos Especiais) que é um departamento responsável por realizar projeções de algumas variáveis econômicas, dentre essas está contida a expectativa de inflação. A ferramenta utilizada pelo órgão é o Sistema de Expectativa de Mercado que cadastra instituições de qualquer finalidade (bancárias, entidades não financeiras, empresas, acessórias e etc) que apresentam uma equipe econômica especializada nas informações que são exigidas. O relatório Focus que é divulgado semanalmente pelo Banco Central e disponibiliza para o público estatísticas das variáveis.

2)    A forma como o Bacen estima as expectativas de inflação não há nenhuma  crítica a priori, mas na literatura sobre o assunto conseguimos encontrar metodologias com arcabouço sólido teórico. Por exemplo, O Metodo Cash Flow Matching  comparada pelas estimativas de Svensson (1994) é um método cientifico que mede a inflação implícita de títulos públicos com ajuste ou sem ajuste do premio de risco. A defesa por utilizar esse método de previsão é que os agentes econômicos refletem sua influência na tomada de decisão pela posse desses títulos e também apresentam diversos prazos de vencimentos que atualizam o curso da variável em um longo prazo de tempo. Na maioria das vezes, sabemos que instituições podem distorcer ou não refletir suas opiniões o que não podemos ter a garantia da validade no reflexo futuro da economia.  No entanto, podemos supor a hipótese de que a participação dos agentes que detém a participação de títulos públicos indexados não seja estatisticamente significativo para a estimação.

Sendo assim, expectativas são variáveis indispensáveis para políticas econômicas de curto prazo e para o progresso da economia de longo prazo. A ênfase sobre a “influência das expectativas no mercado” proposto pelo Cardeal á alguns séculos atrás repercute até os dias atuais, mesmo que naquele período não havia ocorrido muitos fatos na história da economia geral que pudesse aprofundar a essas conclusões. A forma como literatura estima as expectativas é imperfeita a realidade, no entanto não estimar uma incógnita relevante, principalmente, para fins de política monetária gera viés no modelo. Portanto, para caso brasileiro, é necessário que tenhamos um eficiente modelo para mensurar expectativa de inflação para que a política monetária atinja seu objetivo e não gere pressões e distorções no bem-estar da economia.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s