PNAD Contínua

No mês passado o IBGE divulgou as primeiras impressões do projeto que expandirá os dados estatísticos do mercado de trabalho, o Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) aperfeiçoou e foi substituído pela Pnad Contínua. O nome da pesquisa teve mínima modificação, mas a robustez da proposta do novo projeto e a dimensão da capacidade de fornecimento de dados supre à antiga Pnad. Mudanças na divulgação de informações do mercado de trabalho é um marco no aprimoramento da história estatística do setor. Mas, o que muda do Pnad para o Pnad Continua? Muitas coisas …

Primeiro, o Pnad Continua abrange uma extração de amostras em domicílios contemplando todos os grandes centros e regiões do país a cada trimestre, diferente do programa anterior que divulgava os dados anuais. Portanto, em um curto prazo obteremos informações macro da evolução do mercado trabalhista brasileiro que também servirão de dados comparativos ou até mesmo pode ser substituído por outros indicadores.  Por exemplo, o PME (Pesquisa Mensal de Emprego) que divulga o indicador da taxa de desocupados, ou taxa de desemprego que engloba amostra de apenas as seis grandes regiões metropolitanas das capitais brasileiras mensalmente, e agora com a Pnad Continua terá outro indicador comparativo que alcança uma amostra maior.

Segundo, a inclusão de divulgação de estatísticas que anteriormente não eram divulgadas em períodos de curto prazo, como migração, educação, e tais características (idade, sexo, nível de instrução) e entre outros. A investigação desses indicadores propicia eficiência, diante a demanda por essas características socioeconômicas e demográficas do país na tomada de decisão de políticas públicas. No final do ano ainda serão divulgados dados mais compactos da estrutura do mercado de trabalho e demográficos do país.

O aperfeiçoamento de divulgar informações em um curto período como também uma maior amplitude de observações configuram-se precisão e transparência na situação conjuntural do mercado de trabalho brasileiro. Ganhamos muito com tudo isso…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s