Justiça e economia andam juntos?

John Rawls (filósofo) em sua obra “A teoria da justiça” desenvolveu os princípios da justiça que deveriam estruturar uma sociedade liberal. Seu trabalho se baseou em uma situação hipotética em que as pessoas devem decidir sobre o futuro no que se diz respeito as suas condições política e econômica-social  dado que esses indivíduos estão cobertos pelo “véu da ignorância”. O véu da ignorância impossibilita o conhecimento das pessoas sobre qualquer informação, inclusive qual seria sua posição sócio-econômica na sociedade futura (por exemplo, se será rico ou pobre). 

A idéia de Rawls é de que quando estes indivíduos são expostos a essas condições seria possível realizar um debate imparcial entre estes, já que eles não são afetados por interesses pessoais. A partir desse experimento o filósofo acreditava que a justiça em sua forma pura e verdadeira seria revelada, já que cada um vai querer garantir que não haja demasiada desigualdade porque o seu próprio futuro pode ser pertencer à classe mais baixa da sociedade. 
Mas justiça não seria um termo demasiadamente relativo?! Quantas vezes uma decisão política-econômica não é refutada por alguém que diz esta ser injusta para um certo grupo de indivíduos?! O que parece justo aos olhos de alguns pode ser injusto para outros. Isso me leva a concluir que não existe uma decisão que seja completamente livre de qualquer interesse pessoal ou algum juízo moral. 
No final das contas o que importa para economia é o efeito agregado, o máximo de bem-estar social que pode ser alcançado para a população através de políticas econômicas. E  uma decisão econômica é como um cobertor curto: se decidir cobrir os braços, os pés ficarão descobertos; e se decidir cobrir os pés, os braços ficarão descobertos. 
 

2 respostas em “Justiça e economia andam juntos?

  1. Não andam necessariamente juntas, porém ao meu ver, a justiça é um cão de guarda que visa resguardar os interesses da maioria de uma sociedade. Em se tratando de economia, sem dúvida nenhuma, grande parte da população se quer sabe qual é o conceito da palavra quanto mais se estão ou não tendo seus direitos resguardados já que vivemos em um regime econômico capitalista, que visa o lucro a qualquer preço. Cabe sim a justiça, caminhar lado a lado com a economia para impedir os abusos do mercado, gerando leis que visem controlar o mercado econômico e garantindo assim, uma concorrência justa entre os diversos concorrentes de mercado e garantindo o acesso dos consumidores a produtos que sejam comercializados a preços justos sem preços abusivos, que visem apenas o lucro dos produtores fornecedores e vendedores no mercado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s