Subestimamos o IPCA de outubro

Meu último post no blog, no início da semana, foi a projeção para o IPCA do mês de outubro. Essa projeção foi feita utilizando o mesmo modelo desenvolvido por mim que já foi explicado em outro post.

Contundo, nesta manhã foi divulgado pelo IBGE o valor do índice. O resultado foi uma alta de 0,57%, que é por isso que a nossa projeção foi subestimada. Esta alta foi abaixo do valor médio das expectativas de alguns consultores, que foi de 0,60% e foi calculado pelo Valor Data.

O valor observado para o mês de outubro foi ligeiramente menor do que o registrado há 12 meses atrás, que foi de 0,59%. Essa pequena redução fez com quem reduzisse também o valor do índice acumulado, porém em apenas 0,02p.p., fazendo com que o índice continue ainda abaixo do teto da meta.

Os principais componentes que provocaram essa alta foram os setores de vestuários e o de alimentos, sendo que este último levou o maior crédito por este aumento representado 44% do índice com um aumento de 1,03%. A explicação para esta grande variação no setor de alimentos, que teve um aumento de apenas 0,14% no mês de setembro, é dada pelo efeito pass-throught do dólar.

Outro ponto importante a ser levantado é novamente a questão dos preços livres e administrados. Segundo a consultoria Rosenberg e Associados, os preços livres tiveram um alta de 0,70% em outubro, um aumento de 0,29p.p. em relação ao mês de setembro. Já os preços administrados apresentaram uma redução em 0,02p.p., indo de 0,16% para 0,14%, sendo este valor abaixo do piso das projeções da consultoria, e que também influenciou o índice a reduzir em relação à mesma época do ano passado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s