Quem não tem teto de vidro que atire a primeira pedra ( nos EUA)

O atual presidente dos Estados Unidos , Barack Obama, foi eleito pela primeira vez em 2008, meio a crise. O país já via sua dívida bruta crescer desde 2001, e quando Obama assumiu o seu cargo a dívida já ultrapassava 70% do PIB americano. O limite para o orçamento do país é estabelecido por uma lei antiga, e portanto muitas ocasiões requereram o aumento do teto da dívida dos Estados Unidos. 

O governo do presidente Barack Obama tem se esquivado do abismo fiscal (corte de gastos e aumento da tributação generalizados, que tem por objetivo reduzir o déficit orçamentário do país ) , a questão é que  o governo tem que financiar seus gastos, e se este gasta muito e não arrecada o suficiente é de se esperar um aumento do déficit. 
Portanto, para arcar com todas as suas despesas, o governo americano se deparou com a necessidade de aumentar mais um vez o teto de sua dívida. Os republicanos então aproveitando de tal situação condicionaram a aceitação do aumento do teto da dívida desde que o presidente reduzisse os gastos com seu programa de saúde, o Obamacare. Obama não cedeu à exigência dos republicanos e a partir deste dia instalou-se o impasse no país. 
O governo paralisou parcialmente as suas atividades e muitos funcionários ficaram durante algumas semanas sem trabalhar, e portanto, sem receber salário. 
O dia 16 de outubro ficou marcado como o dia limite para que a dívida americana não ultrapassasse o seu limite decretado por lei, uma vez ultrapassado este não haveria como o governo arcar com suas despesas e daí o calote se efetivaria. Temendo as consequências que esse calote poderia causar, até mesmo uma crise pior que a de 2008, os próprios republicanos se renderam e concordaram (a maioria) em elevar o teto da dívida americana, portanto ontem foi decretado a volta do funcionamento das atividades do governo e o aumento do limite permitido por lei da dívida dos Estados Unidos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s