Comentários – 178ª Reunião

“Dando prosseguimento ao ajuste da taxa básica de juros, o Copom decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic para 9,50% ao ano, sem viés. O Comitê avalia que essa decisão contribuirá para colocar a inflação em declínio e assegurar que essa tendência persista no próximo ano”. Foi esta a explicação divulgada pelo Banco Central, após a reunião que terminou nesta última terça-feira (09/10/2013), para o aumento em 0,5 p.p. da taxa Selic.

Esta frase foi a mesma usada após a reunião realizada em agosto, onde também ocorreu um aumento em 0,5 p.p. na taxa básica de juros. Para ambas as reuniões, o nosso modelo acertou suas projeções desse aumento em 0,5 p.p. e essas projeções podem ser encontradas na nossas apresentações de agosto e de setembro.

Esses contínuos aumentos, que vem acontecendo há quatro reuniões, levam as expectativas do mercado para que a taxa Selic termine o ano de 2013 em 9,75% ou 10,00%. Isso nos faz perceber que realmente o BC está seguindo a meta de inflação, onde esta será perseguida em 2014 para que fique dentro da meta.

Vale ressaltar também que, apesar da redução do IPCA ante o mês de setembro de 2012, a inflação não está dentro da meta. A variação do mês de setembro de 0,35% ocasionou uma redução do índice acumulado em 12 meses, indo para o patamar de 5,86%. Essa foi a primeira vez no ano onde esse índice acumulado ficasse abaixo de 6,00%.

No entanto, o que leva as expectativas de mais um aumento este ano na taxa Selic, é a inflação no ano que vem e de um provável aumento no preço dos combustíveis, ainda este ano. Como esse ano tivemos redução e até a não manutenção de alguns bens monitorados, essas ações puxaram o índice de inflação para baixo. Porém é esperado para que o ano que vem que ocorra forte pressão sobre os bens monitorados, principalmente no reajuste das tarifas de transporte público, que pode ocorrer com maior magnitude.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s