The MONIAC

Eu não perderia a oportunidade de conhecer o considerado primeiro computador econométrico do mundo: The MONIAC!

 Se trata de um modelo hidráulico que simula o funcionamento da macroeconomia, baseado nos princípios clássicos e keynesianos, onde o fluxo de água representa o dinheiro que circula entre as várias partes da economia.

 O grande economista neozelandês, Bill Phillips, foi quem criou a máquina, na década de 1940, que passou a realizar cálculos que até então não podiam ser feitos através dos já existentes computadores. As políticas fiscais, monetárias e cambiais passaram, assim, a ter uma nova forma de experimentação.

 

Dá pra imaginar a situação na qual estaria o simulador do MONIAC para o caso da economia nacional atual…

 Começando pelo tanque da renda nacional: meio vazio com água morna quase fria. O fluxo de água estaria se desacelerando. A primeira bifurcação seria um tanto desproporcional devido à nossa levíssima e simples cadeia tributária. Esse mar segue pelo tubo e ali, nos gastos do governo, muito provavelmente encontraríamos alguns furinhos e não mais saberíamos ao certo para onde essa água iria. A renda disponível iria se dividir entre uma enxurrada para o tanque do consumo, que talvez já tivesse transbordado, e um conta gotas na poupança, resultando em um investimento de semelhante intensidade. Chegamos assim aos gastos domésticos e vamos de volta à renda nacional, também não muito ajudada pelo tanque anterior, da balança comercial.

 E assim concluímos o tão virtuoso ciclo da economia brasileira…

 

 Explorar esse computador analógico virtual é uma maneira alternativa e no mínimo curiosa de adquirir algum conhecimento no que tange a dinâmica da conjuntura macroeconômica. Ganhem um tempo nesse simulador virtual e fiquem com a foto do verdadeiro MONIAC!

Image

3 respostas em “The MONIAC

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s