Quem são os responsáveis pela decisão da taxa Selic?

O Brasil é um país que adota o Sistema de Metas para inflação, este modelo constitui basicamente em perseguir uma meta para a variação do índice de preços pré-estabelecida e anunciada publicamente pelo Conselho Monetário Nacional. A meta para 2013 é de 4,5%, e para alcançar esse objetivo o Banco Central dispõe de alguns instrumentos, como a controle da taxa de juros de curto prazo, a taxa Selic.

 O Comitê de Política Monetária (Copom) é o órgão responsável pela elaboração da política monetária do Banco Central do Brasil (BCB) e por estabelecer a meta da taxa de juros básica da economia,Taxa Selic aumenta em 0,25 ponto percentual  . Portanto, existe uma equipe de economistas por traz dessa decisão. Quem são os responsáveis por atingir tais objetivos?

O Copom é composto pelos seguintes membros, que tem poder de voto nas reuniões que acontecem de 45 em 45 dias para decisão da taxa Selic e, portanto participam dos dois dias da reunião:

Presidente do BCB, Alexandre Tombini, Ph.D. em Economia, Universidade de Illinois, USA, está no BC desde 1988, criou o Departamento de Pesquisas e assumiu a presidência em 2011 no governo Lula;

Diretor de Administração – Dirad, Altamir Lopes, bacharel em Economia pela Universidade de Brasília (UnB), chefiou por dezesseis anos o Departamento de Pesquisa Econômica (Depec) e está na diretoria desde março de 2012, é responsável por toda a divulgação de dados econômicos;

Diretor de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos – Direx, Diretor de Regulação do Sistema Financeiro – Dinor, Luiz Awazu Pereira da Silva, Ph.D. em Economia, Université de Paris-I Sorbonne, é o único responsável por duas diretorias, ex-diretor do Banco Mundial, tem passagens pelos ministérios da Fazenda e do Planejamento e está no banco central desde 2010;

Diretor de Fiscalização – Difis, Anthero Meirelles, Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, está no BC desde 1994, é também professor titular da cadeira de Estratégia Empresarial em mestrado acadêmico em Belo Horizonte, e assumiu a diretoria em 2011.

Diretor de Política Econômica – Dipec, Carlos Hamilton Araújo, doutor em economia pela Fundação Getúlio Vargas, está no BC desde 1992, já passou pelo Tesouro Nacional e assumiu a diretoria em 2010.

Diretor de Política Monetária – Dipom, Aldo Mendes, Mestre em Economia pela UNB, fez carreira no BC onde chegou a vice-presidência de Finanças;

Diretor de Organização do Sistema Financeiro e Controle de Operações do Crédito Rural – Diorf, Pós-graduado em Gestão, Universidade de Brasília, passou por vários departamentos antes de assumir o posto em 2011.

Além destes, participam no primeiro dia da reunião outros sete chefes de outros departamentos do BC, chefes de gabinete, assessores e consultores da Diretoria Colegiada, consultor e chefe adjunto do Depep, além do Assessor de Imprensa do Banco Central. No primeiro dia, os chefes de departamentos fazem suas apresentações técnicas sobre a conjuntura econômica e financeira. A participação no segundo dia de reunião é limitada aos membros do Copom e ao Chefe do Depep, neste dia é decidida a taxa de juros e seus membros fazem recomendações acerca da politica monetária.

As informações acerca dos membros do Copom são divulgadas pelo BC.

Uma resposta em “Quem são os responsáveis pela decisão da taxa Selic?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s