Ata da 174ª Reunião do COPOM

Na 173 reunião, na sua ata, o Copom declarou que:

“33. Nesse contexto, o Copom irá acompanhar a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária.”

Agora, na ata divulgada hoje (25/04), temos a seguinte mudança nesse paragráfo:

“34. O Copom destaca que, em momentos como o atual, a política monetária deve se manter especialmente vigilante, de modo a minimizar riscos de que níveis elevados de inflação como o observado nos últimos doze meses persistam no horizonte relevante para a política monetária.”

Nessa reunião, finalmente, o Copom decidiu (de forma não unânime) pelo aumento de 0.25 p.p. na taxa básica de juros da economia. Pela primeira vez em algum tempo, o Banco Central admitiu que a inflação acumulada em 12 meses (6.59%) se encontra em um patamar elevado e reiterou, em relação a última ata, as distorções causadas pela inflação para os indivíduos.

Essa mudança de direção na posição do Banco Central sinaliza o início de um ciclo de aperto monetário, que deveria vigorar até o momento em que a inflação convergisse para o centro da meta (o que ainda não aconteceu no governo Dilma). Resta saber se as condições políticas o permitirão.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s