Taxa Selic aumenta em 0,25 ponto percentual

Após quatro reuniões mantendo a taxa de juros básica da economia estável, o banco central decidiu por seis votos a dois pela alta da taxa Selic em 0,25 ponto percentual, de 7,25% ao ano para 7,5%. Essa medida mostra a preocupação do banco central com a persistência da inflação ao longo dos últimos meses, depois de ter estourado a banda superior da meta do governo de 4,5% no mês de março no acumulado dos últimos 12 meses.

A taxa de juros é um meio utilizado pelo banco central para manusear sua politica monetária, assim, o aumento desta faz com que a demanda por moeda das pessoas e a demanda por investimento pelo lado das empresas reduza, já que aumenta o custo de oportunidade destas em reter dinheiro. Portanto, ela é capaz de afetar o nível de atividade da economia e ajuda a aliviar a pressão sobre os preços, no combate a inflação.

Outra implicação é quanto a Dívida Pública Interna, pois o custo de manutenção desta aumenta, já que os títulos emitidos pelo Tesouro são remunerados de acordo a nova taxa Selic e o governo terá que pagar uma taxa de retorno maior.

Então, para o governo, o aumento da taxa de juros é uma preocupação tanto pelo aumento da dívida interna, como também pelo lado do crescimento do país que tem caminhado em um ritmo bastante lento.

Agora, se um aumento de apenas 0,25 ponto percentual vai ser capaz de afetar a inflação é outra questão, portanto a expectativa é que esse aumento ocorra em doses homeopáticas, mas que deve crescer ainda mais ao longo do ano, podendo atingir de 8,0% a 8,5%aa.. 

Uma resposta em “Taxa Selic aumenta em 0,25 ponto percentual

  1. Pingback: Quem são os responsáveis pela decisão da taxa Selic? | Nepom - Núcleo de Estudos de Política Monetária

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s