Revisão metodológica das séries de crédito

O Banco Central, recentemente, anunciou a revisão metodológica de alguns indicadores de crédito fornecidos, dada a defasagem desses em relação a necessidade de acompanhar os mecanismos de transmissão da política monetária implementada. 

Essa medida adotada beneficia não só a compreensão do mercado de crédito mas sim da análise da conjuntura brasileira como um todo. 

Os principais avanços foram na ampliação das séries como recursos direcionados, que tem como característica comum serem destinadas por programas governamentais para determinados tipos de agentes econômicos, que estarão sujeitos a prazos, montantes e taxas de juros pré-estabelecidas. 

Em termos de recursos livres, para pessoa jurídica, tivemos a inclusão das seguintes séries: desconto de cheques, antecipação de faturas de cartão de crédito, aquisição de veículos, aquisição de outros bens, leasing – veículos, leasing – outros bens, compror, cartão de crédito e financiamento à exportação.

Para pessoa física, o Banco Central incluiu em seu banco de dados: crédito pessoal vinculado à renegociação de dívidas, leasing – veículos, leasing – outros bens e desconto de cheques. 

Em termos das séries de recursos direcionados, foram introduzidas: 

Financiamentos imobiliários – pessoas jurídicas e pessoas físicas, Crédito rural – pessoas jurídicas e pessoas físicas, Capital de giro com recursos do BNDES, Financiamento de investimentos com recursos do BNDES, Financiamento agroindustrial com recursos do BNDES e Microcrédito.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s