Previsões da PIM-PF (aluno Lucas, ex-Nepom)

Nos dois modelos do Lucas, a previsão para fevereiro era, arredondando, 116.8. O dado oficial é de 115.9 (sem dessazonalização, tal como no exercício que estamos fazendo que é a modelagem SARIMA).

Por outro lado, tenho que rever minha previsão e o erro da mesma. Eu usei a série dessazonalizada e o anúncio do IBGE já é para a série sem sazonalidade. Parece que meu modelo não teve um bom desempenho, mas agora tenho que arrumar a bagunça que está o arquivo de script do R. Fiquemos com a previsão do Lucas por enquanto.

Dado o resultado, vejamos o que o modelo dele nos diz para o próximo mês (farei isto na volta).

Deixe uma resposta

