IPCA – Abril

Ok, agora eu tenho previsões para Abril. Há um modelo com erros não muito “branqueados” que me dá uma previsão de 0.34% e um com ruídos bem melhores. Este último me dá 0.25%. Sob o critério BIC, o primeiro modelo é o melhor. Assim, o que fazer?

Sabemos que os critérios de decisão não apresentam distribuição estatística associada e os p-valores no correlograma dos resíduos são bem taxativos. Embora a intuição me diga que a inflação deve ser mais alta em Abril (ver as medidas inflacionárias que o governo acabou de adotar), a metodologia econométrica que sigo nestas previsões me obriga a apostar na previsão menor.

Bem, é isso. Ah, tenho que voltar à previsão industrial. 

Deixe uma resposta

