IPCA

Dada minha atenção maior aos modelos ARIMA nos últimos tempos, descobri que a crítica feita ao R por Shumway & Stoffer é válida não apenas para este programa, como também para o Eviews e para o Gretl. Talvez até o Stata tenha este problema (e o EasyReg).

O fato é que embora não interfira nas inclinações estimadas, o intercepto muda e, portanto, previsões podem ser prejudicadas. Minha tentativa com a PIM-PF já leva isto em conta, mas terei que rever minha estimativa do IPCA para março.

Assim, em breve eu falo mais (tenho até um preliminar, mas tenho minhas dúvidas quanto ao modelo).

Deixe uma resposta

