Perspectivas

Excelente a entrevista de Affonso C. Pastore no Estadão de hoje. Confira aqui. Destaco o seguinte trecho:

As medidas do BC vão ajudar a conter a tendência de valorização do real?

A nova medida do BC reduz drasticamente a posição vendida dos bancos em dólar. Mas o maior efeito se dará no cupom cambial (juro em dólar dentro do Brasil). É equivalente a uma intervenção no mercado futuro, mas o BC opta por não seguir este caminho, e sim por medidas prudenciais. Dado seu pequeno efeito sobre a taxa no mercado à vista, isso é apenas o topo do iceberg. O governo continua desconfortável com a valorização do real, e provavelmente virão outras medidas.

Por que o real vem se valorizando?

Como no Brasil as poupanças domésticas são baixas, a alta dos investimentos requer a absorção de poupanças externas, o que se faz pelo aumento das importações. Para que essas se elevem, o câmbio tem de se valorizar (barateando as importações). O dilema que enfrentamos é simples: na ausência de poupanças domésticas suficientes, o Brasil terá de conviver com uma moeda forte para elevar os investimentos. Ou descobrimos uma forma de conviver com um real mais forte (elevando a eficiência da economia com reformas) ou temos de elevar a poupança doméstica para permitir um câmbio de equilíbrio mais desvalorizado.

Perceba, leitor, o beco sem saída que a administração da Silva deixou à nova presidenta. Bem, há uma saída, mas ela ou é dolorosa para uns, ou o é para todos. Obviamente, os “uns” (funcionários públicos) não serão tão patriotas assim na hora de apertar os cintos e a corda romperá, como de costume, do lado dos eleitores.

Mas vejamos o que acontecerá ao longo de 2011.

p.s. também é bacana fazer como o prof. Pastore e ler o Relatório Trimestral de Inflação. O último está aqui e note que a página do BCB finalmente foi atualizada e, aparentemente, parece mais user-friendly. Ah sim, o BCB, de olho no futuro, agora está no Twitter.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s