Resultados

Como dito anteriormente, o NEPOM não pôde apresentar-se na segunda-feira passada e para não prejudicar quem nos acompanha, decidimos postar aqui o resultado do modelo e seus respectivos cenários para alteração da taxa de juros que ocorrerá hoje (Quarta-feira).

Segundo a estimação do modelo a tendência é que o Copom opte pela manutenção da taxa de juros em 10,75 p.p. em todos os cenários.

Os resultados acima talvez sejam melhor entendidos se o leitor pensar nos pontos abaixo.

1 – A produção industrial de junho/2010 (último dado disponibilizado pelo IBGE) e março/2010 sofreu uma queda de 2,04%. O aumento na taxa de juros que neste período foi de 2 p.p. é um dos fatores que possibilitou este recuo na produção industrial do Brasil.

2 – Outro ponto a se destacar é a desaceleração da inflação (IPCA – Índice de Preços do Consumidor Amplo) sua a variação mensal foi de 0,01% do mês de junho para o mês de julho, enquanto a variação mensal de março para abril foi de 0,57%.

3- Por último, ao analisar o Índice de Confiança da Indústria (ICI) nota-se a desaceleração na confiança da indústria que em maio de 2010 era de 116,1 no mês de agosto de 2010 o ICI é de 112,9, uma queda de 2,76%, ou seja, ao olhar para seu passado (alta constante da taxa selic) e considerando suas expectativas para o futuro, a indústria brasileira está menos confiante.

Uma resposta em “Resultados

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s