Apresentação 31.08.2009

Os slides estão aqui.

2 respostas em “Apresentação 31.08.2009

  1. Fala aí pessoal!

    A apresentação ficou bacana!! Para o grande número de novatos, acho que ficou muito bom!

    Vamos aos comentários:

    1 – Gostei bastante da parte do cenário internacional. Acho que as inovações ficaram legais. Marcelo, parabéns!!

    2 – A parte de comércio internacional ficou muito extensa!!! Acho que tem coisas ali que não são tão necessárias. Alguns comentários nos slides poderiam ter sido somente mencionados na apresentação. Toma cuidado com a peridiocidade dos dados. Por que seria útil saber os dados de 1989, como está no HHI? Além disso, os gráficos ficaram pequenos. Acho que pode explorar mais o espaço do slide. Sua apresentação, Éverton, ficou muito completa, mas ficam ai as pequenas dicas.

    3 – A parte de mercado de trabalho, eu gostei bastante. Acho que o teste de hipótese alí ficou bom!! Mas uma coisa eu fiquei pensando: teste não paramétrico quer dizer que não segue normalidade?? Acho que não seguir normalidade é uma conseguência. Não paramétrico é que não segue nenhuma distribuição, eu acho. Na explicação do resultado de MG, acho que uma outra maneira de explicar é falar da força do mercado interno. Acho que MG depende muito sim do setor agropecuário e industrial. Fiquei com isso aqui na cabeça… Renato (e Marchetti), o que você(s) me diz(em)?

    4 – A parte da atividade economica, acho que ficou visualmente ruim. Os gráficos pequenos, e um pouco ilegíveis. Essa parte deve melhorar!!! Marchetti, mãos a obra!! Os gráficos da parte de crédito podem ser um bom padrão para vocês!!

    5 – A parte da inflação ficou visualmente melhor. Gostei dos gráficos!! Unico detalhe é a tabela: Acho que essa coisa de usar fundos coloridos (verde, azul) fica feio e sai fora do padrão. De qualquer maneira Jú, você está de parabéns!!

    6 – Na parte que todos esperam… Tenho alguns comentários: a probabilidade de queda de 0,25 pp e de manutenção da selic , no cenário neutro e com dados disponíveis está muito próxima. Nesse caso, não seria mais correto falar que o modelo não está apontando uma direção única? Acho que faz mais sentido, já que 44% e 48% é quase a mesma coisa… Eu não apostaria meu dinheiro nesse cenário de “empate”. E aí Luiz André, o que me diz?

    Que o grupo continue crescendo e fazendo o belo trabalho.
    Estão de parabéns!!!

  2. Fala Costa!

    Bom, realmente, isso me deixou um pouco em dúvida na hora de apresentar os resultados. Eu concordo com esse raciocínio, mas, mais uma vez, vem aquela história do modelo não conseguir prever os pontos de mudança da trejetória da selic, como vinha acontecendo antes, mas é claro, agora é um erro, “menor”, se é que posso falar assim, em vista das mudanças feitas por você anteriormente, tanto que as probabilidades deram quase iguais para a manutenção. De maneira que, como foi sugerido pelo Salvato, a inclusão de uma variavel de política fiscal talvez posso minimizar ainda mais isso. Vou ler algo a respeito, tentar modificar algo e ai conversamos de novo..
    A propósito, como andam as coisas por ai???

Deixe uma resposta

