Sub-grupo do Nepom: Mercado Financeiro e Spread

O Nepom formará nos próximos dias um sub-grupo de até 3 analistas (eu e mais dois, ainda não definidos) para estudar o Mercado Financeiro e Spread no Brasil. Um outro grupo está sendo formado e será anunciado em breve também.

Publiquei uma prévia do que esse grupo fará num post em meu blog pessoal: “Análise: Spread e Selic”.

Nesse novo grupo do Nepom, que irei coordenar, estou pensando em usar testes de causalidade de Granger e Mecanismo de Correção de Erros, não só para analisar a relação da Selic, mas também de outros fatores, na formação do spread bancário.

Os leitores economistas têm sugestões de leituras e de métodos de avaliação de causalidade para me ajudar?

5 respostas em “Sub-grupo do Nepom: Mercado Financeiro e Spread

    • Obrigado pela indicação de leitura, Marco Antônio!
      Ainda não tinha visto esse paper no site do Bacen, somente um ‘Relatório de Economia Bancária e Crédito’, de 2007…
      Um abraço,
      Renato Byrro

  1. Olá, Renato,
    Eu escrevi um artigo na minha tese de doutorado sobre o assunto.
    Esse caso é bem complexo e passa por algumas nuances que precisam ser separadas para que sejam entendidas por completo.
    Encaminharei o trecho da tese para vocês.
    Li muito sobre o assunto e minhas conclusões caem nos seguintes pontos:
    Distinção entre segmentos (grandes empresas não pagam spread alto)
    Ansiedade e desconhecimento dos tomadores pessoa física
    Questão de “aproveitar a oportunidade” por parte dos bancos, como bem salienta o Eduardo Giannetti da Fonseca.
    Aliás, o problema do spread é o custo que causa para a economia, principalmente, no meu julgamento, para os mais pobres. O resto eu não me interesso. Acho que as pessoas são crescidas e deviam estar educadas.
    Nesse sentido, fica a minha promessa de encaminhar a cópia do texto.
    Abraço do Beto

Deixe uma resposta

